Neste primeiro post vamos ser superficiais e juntos aprofundaremos a questão, precisamos que participem, vamos buscar soluções, sejam elas diretas ou indiretas, pequenas mudanças ou grandes, o que importa aqui é trabalhar a massa cinzenta e ajudar o nosso planeta.
Mas afinal, qual problema do fim das abelhas?
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura tratando-se de plantas que possuem flores e estão em meio natural, ou seja não estão em uma plantação, 85% necessita de um polinizador, isto significa a grosso modo que para a planta conseguir gerar frutos, se reproduzir, perpetuar sua espécie, ela precisa de um agente externo que faça isso. Ja em culturas agrícolas este numero é mais baixo mas representa uma fatia gigantesca pois são irrecuperáveis 75%. Estima-se que 73% de todas as espécies vegetais do mundo sejam polinizadas por abelhas.
E as abelhas estão mesmo acabando?
SIM! Um fenômeno conhecido como Síndrome do Colapso da Colônia (colony collapse disorder) já acontece no Brasil, Canada, EUA e vários outros países. Entre os motivos do fenômeno os mais estudados são: uso de pesticidas nas plantações, quando as abelhas se aproximam das plantas são intoxicadas e não conseguem retornar a colmeia. Temos também as alterações climáticas causadas pelos danos a natureza, monocultura fazendo com que a nutrição das abelhas seja ruim, o estresse causando para o produção de mel em uma apicultura e também uma infecção viral que modifica o código genético das abelhas, fazendo com que elas tenham comportamentos "estranhos". Vale lembrar que em alguns lugares dos Estados Unidos mais de 70% das abelhas desapareceram, isso são alguns milhões talvez bilhões de insetos.
Então, neste nosso primeiro post, apresentamos o problema, que não se resume ao fim do mel e produtos derivados, vai muito adiante, é um problema ecológico mundial, sem as abelhas além de um mundo terrivelmente feio sem flores e arvores frutíferas, não teremos grande parte do alimento consumido, e claro vários animais também não, levando a uma bola de neve que segundo Albert Einstein culminaria na extinção humana após 4 anos do fim das abelhas.
Fontes: Associação Brasileira de Estudo Das Abelhas