quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Manual de Plantio - Grama Bermuda

Manual de Plantio - Grama Bermuda




Grama Bermuda (nome científico Cynodom dactylom) também pertence à família Graminaceae. Popularmente, é conhecida como grama seda, grama estrela e grama de burro. Caracteriza-se pelas folhas estreitas de coloração verde intenso e crescimento rápido. É uma grama muito macia, mas para manter a maciez do gramado, exige cortes freqüentes porque possui crescimento rápido e vigoroso. Deve ser podada sempre que ultrapassar 2 cm de altura. Se não for podada, pode atingir mais de 20 cm de altura. É muito resistente ao pisoteio, sendo indicada para plantio em locais de uso intensivo, além de possuir rápida capacidade de regeneração quando danificada. Resiste bem à seca, preferindo clima tropical para desenvolvimento. Possui baixa resistência a geadas, diminuindo seu desenvolvimento vegetativo no inverno em regiões muito frias. A Grama Bermuda é indicada para jardins, playgrounds, campos de futebol, golfe, tênis, polo, pastagens, e encostas. A época de plantio na região Sul vai de agosto a janeiro e nas demais regiões, todo o ano. Possui ciclo de 90 dias em condições normais de cultivo. A temperatura ideal para a germinação é de 20 ºC a 30 ºC. A necessidade de sementes para 1 hectare é de 45 quilos.



Modo de plantio:
Preparar bem o solo, deixando-o bem nivelado e fofo, eliminando todo e qualquer tipo de planta invasora. Usar 300 gramas de adubo NPK de uma fórmula comercial e/ou 1,5 quilos de esterco bem curtido para cada 10 m² de área. Incorporar o adubo ao solo 3 dias antes do plantio. Plantar as sementes direto, a lanço. Cobrir as sementes com 0,5 cm de terra utilizando um ancinho ou uma vassoura de jardim. Irrigar logo após o semeio e pelo menos uma vez por dia, preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde, durante o período da germinação, que varia de 10 a 21 dias. A primeira poda é feita quando a grama atingir de 8 a 10cm de altura para estimular o brotamento lateral ( se podar com altura inferior a 8 cm, arranca-se muitas plantas).
Arar e nivelar o solo é extremamente importante para o crescimento uniforme e para a melhor taxa de germinação das sementes.



Regar diariamente nos primeiros dias é fundamental, o solo pode ser coberto por uma camada não maior do que 0.2cm de areia, mantendo assim a umidade por mais tempo. 


Grama rala (praças): 2g para cada m²
Grama média (jardins/passagens): 3 - 4g para cada m²
Grama Cheia (campos esportivos/jardins): 4-6g para cada m²

Exemplo de grama bem aparada e rala, já no meio do campo pouco mais alta e mais densa. 



Exemplo de grama alta e cheia.

                                     

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

5 CURIOSIDADES SOBRE FLORES

 1.  O estado brasileiro que mais produz flores é São Paulo, e em um sábado são vendidas 1,4 milhões de flores destinadas a decoração de salões de casamentos e igrejas em SP.

Holambra - Principal polo nacional de floricultura.

 2. A BAUNILHA é feita a partir de um gênero de orquídeas, a Vanilla por isso o nome, do espanhol vainilla que significa "pequena vagem". Porem a essência não é feita a partir das flores e sim do fruto, uma vagem que é colhida e deixada secar.

Vanilla planifolia - Espécie mais utilizada para produção de baunilha no Brasil. 
 3. A Holanda é o maior produtor de TULIPAS do mundo, durante a segunda guerra mundial a comida era muito escassa e os holandeses passaram a se alimentar dos bulbos das tulipas, colocando-as varias receitas.

Tradicionais campos de tulipas holandeses

4. Só no Brasil são 3.500 espécies de orquídeas,  o cultivo dessas flores é tão disseminado que hoje temos grupos (orquidófilos) destinados a discussão e troca de experiências no cultivo somente de orquídeas. 


Orquidário Caliman, referência nacional.

5. Uma das maiores flores do MUNDO também é a maior planta CARNÍVORA que existe, a Amorphophallus titanum também conhecida como Flor-Cadáver devido ao terrível cheiro de sua inflorescência.

Amorphophallus titanum